Vitiligo

O vitiligo é uma doença de pele que tem como principal característica a perda da coloração em algumas partes do corpo, decorrente da ausência de melanócitos, ou seja, células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que fornece cor à pele. 

 

Acomete braços, cotovelos, joelhos, mãos e algumas vezes a região ocular, não traz riscos à saúde física, mas pode afetar a autoestima.

Estresse físico e emocional, traumas mecânicos e substâncias químicas são fatores que podem desencadear o quadro de vitiligo.​ Pode estar relacionado com doenças tireoidianas, por isso, o paciente com vitiligo deve sempre investigar se outras condições não surgiram, principalmente, se houver piora nas manchas.

Muitas pessoas não se incomodam com as manchas pelo corpo, o que é absolutamente normal. Elas se sentem ainda mais bonitas e diferenciadas, já outras não se adaptam, nesses casos, procedimentos dermatológicos como cremes, fototerapia, infiltração e algumas cirurgias podem ajudar. Existem também diversas maquiagens para esse tipo de pele. Procure se sentir bem consigo mesmo sempre, isso é essencial.